sábado, 24 de janeiro de 2009

História

O Anápolis Futebol Clube foi fundado no dia dia 1º de maio de 1946, por um grupo de carroceiros. Primeiro adotou o nome de Operário Futebol Clube. A idéia era da criação de um time do povão, para competir com outro, à Anapolina, que era considerado um time da elite.
O Time foi crescendo a cada ano que passava e em 47 conquistou o seu primeiro título estadual, quebrando um tabu. Pela primeira vez um time do interior ganhava o campeonato. Em 1951, muda de nome e passa a ser o Anápolis Futebol Clube que conhecemos até hoje. O time continua a crescer. Assim ele conquista o campeonato regional em 1954.
Na década de 60, o Anápolis já era bastante conhecido e tinha vários nomes, entre eles Galo da Comarca, Tricolor da Manchester, Time dos Carroceiros e muitos outros. Grandes desportistas comandaram o clube, como João Beze, Munir Calisto, Altino Teixeira de Moraes, Amim Gebrim, Osvaldo Cunha Soares, Ronaldo Jaime, Sebastião Richelieu da Costa e Fadel Skaff. Em 61 conquistou o vice-campeonato octogonal e finalizou nessa data sua fase de amadorismo.
Em 1965 sagra-se Campeão Estadual pela segunda vez, vencendo o Vila Nova por 3 a 2 no Estádio Jonas Duarte, assistido por um público recorde. Nesse dia o estádio quase veio ao chão, quando o time entrou em campo com Dida na frente, sequido de Sorriso,Nina, Osmar, Praguaio e Ali: Genésio e Eudécio: Zezito, Nelsom Parrila e Deca. No banco ficaram o goleiro Morais Baiano, Wilson e outros craques.
O técnico era Agnaldo Felisberto, o Caxanbu. No ano seguinte disputou a Copa Brasil, sendo o primeiro clube do interior de Goiás a participar desta competição. Foi 18 vezes campeão da taça cidade de Anápolis.
Fonte: AnápolisFC

Um comentário:

Paulo R. Futema disse...

Gostaria de saber mais sobre o time , como conseguir mais detalhes?